quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

carta a juventude

Qual é o sonho desta juventude se não o de “ter”, ter um carro, ter uma casa, ter a roupa da moda, ter, ter, ter. Constantemente influenciados pela mídia, jovens perecem se deixar conquistar pela imagem fazendo de “famosos” seus heróis, heróis que não salvam o mundo não lutam por ninguém além de seus próprios salários.
Onde estão os jovens que sonham em ser? Em mudar o mundo? Em ajudar os outros? Em se expor para o mundo em seu âmbito de se “ser”? Não sei mais se sou eu que vejo muitas coisas erradas e poucas pessoas tentando fazer o certo, ou se o mundo está perfeito todos vivem o seu sonho e eu estou amargurado em busca do meu que parece estar morrendo com a juventude que vejo.
Jovens que sonham em “ter” não pensam se são, ou estão prontos para ser dignos do que querem e o que querem para mim, soa mais como somente um desejo que depois de um tempo perde seu valor.
Aqueles que sonham em “ser” sofrerão muito ao caminho de seu sonho, “ser” algo não é fácil, haverá perdas, noites mal dormidas, dias de tristeza, humilhações e decepções, parece ruim? Se achar que assim é muito ruim e desnecessário, melhor pensar em “ter” algo mesmo se achar difícil você verá que vale muito mais apenas ser alguém do que ter algo. O que você quer que seu filho veja em você? A pessoa que tem alguma coisa? Ou a pessoa que é alguma coisa?
Um homem me mostrou de que ele era muito mais do que teve, este homem sempre andou a pé e era respeitado por onde andava, trabalhava embaixo de chuva e era admirado por quem o via, as pessoas hoje olham e falam do que ele foi e não do que ele tinha. Então quer ser lembrado pelo o que tinha? Acho que não, não é?
Escrevo isto a juventude que conheço que vêem alguém em um carro e já o respeitam por ter algo caro e ao verem alguém que busca realizar seu sonho e julgam melhor pisar em cima do sonho alheio logo, por medo de se contagiar e sofrerem por tentar realizar seu sonho também.
Jovens andam com tanto medo de ser feliz com esforço que cada vez mais vejo remédios para eles, antidepressivos tem sido tomados como se fosse balinhas para tirar o mau hálito e maus pensamentos, fazendo dos problemas um breve conforto enquanto estão sobre o seu efeito. Então quando voltam se lembram apenas que acabou o efeito e precisam de mais remédios e não resolver os seus problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário