segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alimentando cães


"Um velho índio norte-americano descreveu certa vez suas próprias lutas internas da seguinte forma:
 Dentro de mim há dois cães. Um deles é mau. O outro é bom. Os cachorros brigam o todo o tempo.
Ao ser perguntado de qual dos dois animais ganhava, ele parou, e refletindo por um momento, respondeu:”
 - “Aquele que eu alimentar."
A primeira vez em que eu o li isso não compreendi direito, eu era apenas uma criança e isso foi o que fez este texto ficar gravado perfeitamente na minha memória. Hoje voltando do trabalho eu me lembrei dele e o compreendi perfeitamente.
Viver e aprender, sem duvida nenhuma somente assim que nós vamos evoluir. Se antigamente não o entendia era por que me faltava experiências de vida que comprovassem qualquer teoria que eu pensasse, hoje depois de já ter alimentado os dois cães dentro de mim sei o que é e aprendi também o que esperar de cada animal que alimentei.
Esta história faz uma metáfora muito boa de como é um ser humano, todos temos um lado bom e um lado mal, precisamos dos dois, nunca um acabará com o outro, pois sempre precisaremos de um inimigo. É com o conflito que mais aprendemos e não nos momentos de paz.
Há pessoas que querem acabar com outras pessoas e existe outras que querem acabar consigo mesmas, quem esta ganhando dentro delas? Julgo que nas duas o lado malvado esta ganhando, pois em nenhuma das ações tem algum rastro de bondade. E quando o lado bom esta ganhando, não queremos acabar com o inimigo, queremos apenas ganhar e não nos prejudicamos, pois sabemos que sem nós mesmos não temos nada.
Hoje sei que alimento os cães dentro de mim com palavras, pensamentos e ações. Aprendi que o lado que eu alimentar refletira na minha personalidade e será exposto para os outros, o que fazemos tem reflexos nem sempre o que esperávamos, mas geralmente temos o que fazemos por merecer.
Acho também que cães bons atraem outros bons, pois tanto coisas boas tendem a se atrair e o mesmo acontece para coisas ruins. Não vai ser com maus pensamentos que tudo dará certo e com certeza não será com más ações que tudo vai finalmente dará certo. Agora que sabe um pouco de como alimentar os seus cães qual você vai alimentar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário