quarta-feira, 30 de maio de 2012

faculdades e pessoas


Hoje parei para pensar o que é faculdade, para que serve o que ela te dá, e conclui algumas coisas não só sobre ela:
a) - Faculdade é um pacote de cursos no qual você sairá com um título (doutor, professor, etc.).
b) - Ela não levará em conta o seu sonho.
c) - seu propósito é te devolver para o mercado de trabalho em uma nova função.
Sobre o “a”:
São tantas as coisas em que nós podemos nos tornar dependendo das faculdades e são muitas mais dependendo da nossa vontade, eu me vejo um exemplo de pessoa que busca algo que as faculdades não teriam um “pacote” de que eu quero fazer, pois quero escrever sobre o que penso e isso não a nada de especifico, jornalismo não me prepararia para isso me daria uma profissão que ultimamente ninguém faz o que deveria ser dela. Letras me tornaria professor, mas não quero lecionar quero apenas escrever e não saber todas as exceções para cada regra do português, posso fazer filosofia, porém me preparariam para dar aulas novamente.
Todas elas possuem algumas cadeiras que eu acho que seriam boas para mim, porém se eu for fazer o que penso vou estudar em inúmeras cadeiras de vários cursos e não sairei com nenhum título (ou diploma), ou seja, não serei professor, não serei jornalista, não serei psicólogo, nem médico, nem pediatra, eu sairei com o título de faculdade incompleta por mais cadeiras que faça.
Sobre o “b”:
Tirando as pessoas que o seu sonho é saber executar uma profissão já estabelecida pela entidade, verá que não ensinam muitas coisas, mas para isso a cursos para a outra maioria. O que eu não admito é que jovens escolhem a sua futura profissão por dinheiro, deixar de lado os sonhos por falta de oportunidade às vezes acontece, mas matar seu sonho por uma renda maior? Pense um pouco, se sentiria bem se consultar com um médico que se formou só por causa do salário maior? Eu preferiria ficar em casa doente.
Sobre o “c”:
Ao concluir a faculdade o que vai acontecer será algo como, “gastei muito dinheiro e agora vou ter que trabalhar que nem cão para recuperar”. Não é perda de dinheiro, ensino nunca é despesa morta, a ignorância sim. Muitos terão um emprego que ajude a recuperar o que gastarão em alguns anos de sua melhor fase da vida, mas outros não engrenarão e se atolarão mais ainda em dívidas.
Sobre tudo isso:
Aprender mais é preciso, ser melhor que os outros é essencial e fazer rápido é requisito básico para um bom empregado ou patrão, mas por mais que tente sacrificar seus sonhos eles voltarão e mostrarão que tudo o que você buscou até aquele momento de nada valeram e você sentirá um vazio e chorará por ter deixado de lado o que ama por um diploma, dinheiro ou medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário