terça-feira, 12 de março de 2013

O chápeu dourado

Vendo uma apresentação do Cirque du Soleil (A Origem o Homem) em uma aula na faculdade, fiquei intrigado com um chápeu dourado que era dado ao homem na sua fase (segundo a professora) jovem adulta. Por mais que ela narrasse os acontecimentos do espetáculo pelos simbolismos que eram empregados, aquele chápeu passou despercebido. Então pesquisei as simbologias por trás dos chápeis e não achei nada que entrasse neste contexto. Por que um chápeu dourado é nos dado quando estamos supostamente no "auge" de nossas vidas?
Uma pergunta que veio-me a cabeça que muitos talvez não entendam porque dela, é pela cena seguinte do espetáculo, quando o homem abandona o chápeu e o troca por outro, um simples chápeu de couro, neste momento também é quando ele se localiza em sua vida, se situa, pois ali ele compreende o valor de seus pais e através de uma menina o homem torna-se mais simples. 
Uma das primeiras definições que encontrei foi a de chápeis para artistas de rua no qual  ele serve como a resposta financeira para sua apresentação. Se boa foi boa apresentação as pessoas contribuem com o que podem pelos momentos de alegria que a apresentação proporcionou.
A segunda foi de chápeis para o ocultismo e nesta talvez encontrei um fundo de verdade que talvez possa ser levado em conta, porém o uso do aparato pelo protagonista em todas as fases da vida, torna este significado no mínimo questionável em muitas fases. Para o ocultismo os pelos finos (cabelos) na nossa cabeça serviriam como antenas receptivas e os grossos (barba e bigode) emissoras de energias. Assim o uso do chápeu indicaria que o portador dele não tem nada a receber dos demais, pois cobre suas "antenas receptoras" dos demais.
Na terceira definição era tido que na Grécia Antiga ele era símbolo de sabedoria e liberdade. Mas como já sitei acima do uso continuo, este significado também se perde.
Após ler essas definições veio-me a cabeça; "Mas e se não o chápeu não é o foco e sim o dourado?" se usar desta lógica então deveria dar ao personagem uma roupa toda de cor ouro, já que na fase jovem adulta estamos no auge físico e mental.
Mesmo sem a resposta para este simbolo usado a pergunta que os faço é: Seria realmente o nosso auge ai, nesta idade? Após isso é tudo tornaremos menos do que éramos? Sinceramente se acreditada nisto, você acha que esta aproveitando o seu suposto "auge"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário