segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

o texto da palestra

Cada um de nós encontra um meio no qual nos é mais familiar nos expressar. Sendo expressar o objetivo puro de toda e qualquer forma de arte. Fazer arte muitas vezes (e principalmente no começo) não é ser famoso, reconhecido, em muitos casos, não é nem mesmo sinônimo de ganhar bem. Fazer arte é se expressar seja movendo-se no ar, no papel, no tecido, na tela, em algum instrumento, ferramenta ou de qualquer outra forma ou meio.
Talvez vocês ainda não notaram como expressam o que há dentro de vocês. Quando não se produz, se copia, ou estou errado? Ou nas músicas que escutam não possui na letra aquilo que há dentro de vocês? O que vestem não é o que querem mostrar e esconder? O que rabiscam não lhes diz respeito?
 No começo é tudo cópia mesmo, mas cada arte permite fazer “clones” diferentes. Os músicos fazem “covers”, os dançarinos imitam as coreografias, os escritores usam as palavras de outros para se expressar e cada forma de arte tem sua forma de copiar.
Depois adaptamos o que sabemos e gostamos a aquilo que queremos expressar. Assim veremos cada vez mais a nossa própria cara naquilo que fazemos, seja isso no papel, na roupa, na tela, nos movimentos, ou na vida, pois esta é a única em que somos agraciados com o dom de poder desfrutar independente das ferramentas que temos ou não. O que basta para viver é estar vivo, o que basta para fazer arte é ter algo para expressar, algo para mostrar.

Eu, o que gostaria de pelo menos lhes ter mostrado é que toda forma de expressão é uma forma de arte. E dizer para mim que vocês não são artistas é o mesmo que dizer que não pensam, não vivem, não se movem e estão sempre pelados. Vocês apenas vão descobrir de que forma ou no que são melhores apenas experimentando, partirá sempre de vocês descobrirem quem são. O que os outros dizem sobre o que sua pessoa é, é o mesmo do que dizer o que tem no mar apenas olhando para a superfície. Não temam nunca o que podem dizer e pensar sobre cada um. Tenham medo, na verdade, é deixar a vida passar e não ter sido aquilo que sonharam em nenhum momento de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário