terça-feira, 10 de abril de 2012

professores

Os jovens hoje em dia vêem a escola como um lugar onde farão amigos e vão ser torturados de segunda a sexta. A escola é um ótimo lugar para ter uma base do futuro, pois será nela onde você descobrirá em que área do conhecimento você tem mais facilidade. Agora consiga fazer um jovem entender isso, que sem essa base na infância e juventude a vida adulta se perde por falta de conhecimento o que hoje é muito levado em conta na hora de procurar um bom emprego.
A escola é a formação de um jovem na sociedade por que ele se verá sozinho tendo que se adaptar a pessoas novas e um lugar novo. Ela também molda o aluno, se é em casa que se faz a educação de uma pessoa, a escola é onde se faz um cidadão pensante e ativo na sociedade. Só que com a cabeça que temos nessa idade poucos jovens vêem isso como uma oportunidade e sim como uma obrigação.
Todos nós sabemos disso, o incrível é que quase todos fazem ou fizeram isso, dão ou deram pouco valor para toda a experiência que ganham ou ganharam na escola. Fazendo com quem tem a missão de ensinar um trabalho cansativo e desgastante. Quando prestei o vestibular (que foi onde mais notei) percebi que eu já tinha visto aquilo na sala de aula e não dei atenção, acabei esquecendo e já não sabia mais, quando me perguntam algo que eu sabia ou havia aprendido na escola e já não sabei mais nada sobre o assunto e esse fato me decepciona pelo simples fato de não ter aproveitado algo interessante que me foi passado pelo fato de ter me esquecido ou não ter aprendido tão bem.
Os professores são pessoas que se esforçaram para aprender a ensinar no começo e isso não é fácil, são desvalorizados pelo governo, alunos e ate às vezes pela sociedade. Serão os eternos carrascos dos baderneiros que se acham superiores por quererem aprender menos, achando que a escola é só diversão.
Os professores deveriam ser muito mais valorizados principalmente pelos alunos e pelo governo que paga muito mal, essa classe trabalhista, fazendo bons professores a se obrigarem a sair da escola para arranjar um emprego mais lucrativo, pois tem que sustentar uma família. Tive muitos ótimos professores largando o ensino, sua grande paixão, por outros trabalhos, deixando de fazer algo que amavam por que não conseguiam sustentar a sua família.
Serei sempre grato a todos os professores que eu tive, muito mais agora que vejo e percebo que ser professor não é só um trabalho e sim é ter uma missão nas mãos, a de fazer deste país um lugar melhor, superando muitas dificuldades. Agradeço também por que sem eles não seria o que sou hoje, se não fui bom aluno é pelo simples fato de não estar pronto para a escola.

Um comentário: