terça-feira, 5 de junho de 2012

A física da vida.


Bom, pessoas que não conheço, eu tenho uma novidade (que talvez seja somente para mim), que não mudará em nada a vida de ninguém (não a principio), mas leiam uma coisa que aprendi há pouco tempo. Newton explicou um pouco da vida com as suas três leis da física.
"Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele"
Mais conhecida por inércia. Penso nela mais ou menos assim se levarmos para o lado humano. Se tivermos vontade faremos e se não termos não faremos, simples não é? Mas não se esqueça do “a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele.” Por que repetir quase toda a explicação? Por que é isso que eu vou explicar quantas vezes na vida algo nos faz parar? Quantas vezes alguns atritos fizeram diminuir o seu ritmo? Quantas vezes alguns tapas e puxões de orelha não o tiraram do repouso? A vida não para e ela quer te ver em movimento ela tenta não te deixar ir muito rápido e nem mesmo parar, para isso ela dispõe de destes mecanismos para lhe ajustar e neles (atritos, brigas, elogios, perdas, ganhos, etc.) implica a segunda lei.
"A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida nele e é produzida na direção de linha reta na qual a força é impressa."
Essa é simples também, quanto mais forte o mecanismo da vida aplicado maior será o resultado. Nas pessoas não vemos o resultado imediato, após sofrer a ação, ela pode resultar em uma reação psicológica ou física. Um exemplo é quando ganhamos um aumento no trabalho, nós podemos manter o ritmo, porém mais satisfeitos com o emprego ou tentar trabalhar um pouco mais para mostrar que merece mais, deixando a alegria de lado e mostrando mais esforço.
“A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade.”
Tudo que vai volta, acredite essa é a mais pura realidade que a vida ensina, às vezes tem efeito retardado na vida, mas muito do que eu fiz antigamente voltou para mim e isso me fez ter mais lucidez (ou pelo menos tentar ter) quando faço algo. Essa lei é quase que (se não que é) a lei da vingança, mas prefiro como “o que vai volta”, pois não são somente as coisas ruins que voltam, mas também as coisas boas. Atos bons geram atitudes boas, caras fechadas encontram caras fechas e sorrisos verdadeiros podem encontrar com rostos tristes que eles conseguem encontrar mais sorrisos.
Acho que muitos iam gostar de uma física assim, mas simples sem nenhuma formula cheia de letras e números, eu sei que na minha época de escola isso seria algo muito estranho, eu era mais pratico, queria a formula e colocaria os números e pronto acertei! Termina ali. A vida me ensinou que ela não termina no papel (embora cada vez mais nós sejamos dependente de documentos), viver é uma aventura e tem regras, mas mesmo assim basta vivê-la que as leias da vida sempre se mostrarão para quem quer vê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário