domingo, 26 de agosto de 2012

Façamos um brinde


Antes de fazer-lo quero dizer algo sobre a palavra brinde. “Brinde” na nossa língua pode ser verbo ou sujeito e ambas tem um significado, agradecer, quando a palavra brinde é verbo falamos: “quero fazer um brinde para...” começamos assim um agradecimento para algo com um adicional no final das palavras ditas com um brindar de copos. Quando ele é sujeito ele é transformado em objeto e podemos dizer “ganhei isso de brinde.” O brinde pode parecer superficialmente como um presente, algo que se dá para a pessoa para fazer-la comprar outra coisa. Grandes empresas têm essa visão e ela é real para quem a vê assim, mas minha visão e a minha prática, como vendedor, eu sei que ela é nada mais, nada a menos, que um agradecimento meu, que encontra em outro produto uma maneira de agradecer a compra feita pelo cliente.
Dito isso agora faço dois agradecimentos, dois brindes.
Vamos brindar primeiramente a Deus por estarmos aqui e poder agradecer, só há duas pessoas no mundo que sabem exatamente o que passamos, uma é Deus a outra somos nós mesmos. Mesmo sendo uma experiência coletiva o aprendizado é algo individual. Por mais que tenhamos algumas experiências parecidas sabemos que há detalhes diferentes e são eles que fazem cada experiência ser única. Brindo a Deus por sermos únicos.
Brindo também a todos que estão aqui, aos que aqui hoje não puderam vir, assim como todos os que passaram por nós e a todos que vão passar. Os que passaram não ficaram no passado, os que virão não estão no futuro, eles estão no presente assim como nós. Dos que passaram se ainda os lembramos os levamos conosco, se passarão e estivermos esperando também já estão conosco. Os que hoje aqui estão, amanhã podem não estar e é ai em que devemos ver a beleza e brindar-la. Um brinde ás pessoas que sabem que cada um tem um caminho a seguir, que no final todas acabam na mesma certeza da vida e que podemos caminhar algumas vezes do lado por compartilharmos um mesmo trecho deste caminho, mas não podemos forçar ninguém a ir conosco se essa pessoa tem outros sonhos, pois ao fazer isso matamos o sonho alheio. Brindo a nós pela nossa liberdade de seguir em busca de nossos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário